Mentiram para você! Não existem textos originais dos Evangelhos.


Muitas traduções do Novo Testamento aparecem nas livrarias com o subtítulo de "traduzido dos originais gregos". Porém, não existem textos originais escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João que tenham conseguido chegar até os nossos dias. Vários fragmentos de papiro dos evangelhos foram encontrados no decorrer dos séculos, mas todos são datados após o ano 100 d.C.
O papiro é uma folha de origem vegetal muito utilizada no período em que foram escritos os evangelhos. Caso não sejam feitas novas descobertas arqueológicas o único fragmento que talvez possa ser considerado original ou uma cópia direta de um original é o papiro 52 encontrado no ano de 1920 por Bernard Grenfell no deserto do Egito. Ele contém parte do capítulo 18 do Evangelho de João, estando, na frente, os versículos 31-33 e, no verso, os versículos 37 e 38.



Alguns historiadores afirmam que esse papiro, teria sido escrito entre o período de 100 a 125 d.C. Outros argumentam que o estilo da escrita, leva a uma data entre os anos 125 e 160 d.C. Independentemente destas diferenças, o manuscrito foi amplamente aceito como o texto mais antigo de um evangelho canônico, tornando-se assim, o primeiro documento que se refere à pessoa de Jesus. De qualquer modo, o papiro, que conta parte da história de Jesus de Nazaré, remonta a poucos anos após a morte de seu discípulo João.
Hoje o papiro 52 está exposto na biblioteca John Rylands em Manchester na Inglaterra.



Quando as traduções se referem “aos originais gregos” elas estão querendo dizer a respeito de qualquer uma das edições em grego denominadas Nestle-Aland ou a qualquer edição da The Greek New Testament. Elas são edições científicas dos textos gregos do Novo Testamento que tentam reproduzir como poderiam ser os textos originais.
Essas edições utilizam-se de vários manuscritos e fragmentos do Novo Testamento, posteriores ao segundo século da era cristã, para construir o texto grego do Novo Testamento.
Os mais completos e antigos manuscritos do Novo Testamento são: o Códice do Sinai e o Códice do Vaticano ambos datados aproximadamente entre 325 e 360 d.C. Eles foram feitos em pergaminho, um material feito à base de pele de animais, portanto mais duráveis que o papiro.
A tradução que intencionamos publicar em breve está focada no evangelho de Marcos que se encontra no Códice do Sinai e junto dessa tradução traremos um estudo introdutório no qual propomos uma releitura do evangelho canônico de Marcos.


Comentários

Postar um comentário

Mais visitadas

A redescoberta do evangelho de Marcos