Já ouviu falar em Nomina Sacra?


Nomina sacra significa “nomes sagrados” em latim e são abreviaturas para determinados nomes entendidos como sacros para os cristãos dos primeiros séculos. Podem ser nomes próprios, de locais ou cidades, títulos divinos e palavras consideradas sagradas que ocorrem com muita frequência no texto bíblico grego. A razão para a utilização de abreviaturas por parte dos copistas cristãos não era apenas para a economia de espaço nos manuscritos, mas refletia também um ato de reverência. É uma característica muito marcante nesses tipos de textos gregos, de tal modo que se pode perceber rapidamente, em um manuscrito antigo, se um texto grego é de origem cristã, ao se identificar a presença dessas abreviações.
Os nomina sacra se constituem basicamente da primeira e da última letra da palavra, em caixa alta, contendo um traço sobre elas, veja na imagem de Mc 12:35-36:



No exemplo, temos nas duas primeiras abreviações: Jesus (IC) e Cristo (XC).

Os nomina sacra são muito peculiares nos textos gregos cristãos desde o século II E.C. Pesquisadores e estudiosos os utilizam como marcadores elementares na identificação preliminar sobre a origem, cristã ou não, de textos gregos antigos. Por serem uma particularidade marcante no texto grego do Códice do Sinai e utilizados de forma recorrente nele, optamos por manter os nomina sacra na transcrição de nossa edição bilíngue grego coiné-português.

Comentários